Call for papers (CFP): Os sistemas mediáticos na Península Ibérica numa perspectiva comparada


 

Número especial do International Journal of Iberian Studies

 

Nos últimos anos, os estudos comparados tem tido um desenvolvimento rápido no campo dos estudos de comunicação. A publicação do livro de Hallin e Mancini, Comparing Media Systems, constituiu um ponto de viragem na investigação comparada entre países no que respeita à estrutura, política e performance dos sistemas mediáticos. Neste domínio, Espanha e Portugal acompanham outros países, sob o enquadramento do modelo mediterrânico pluralista polarizado. No entanto, nem toda a literatura partilha destas similitudes entre Espanha e Portugal. Do mesmo modo, a perspectiva comparada em áreas como o jornalismo, politica, textos e  audiências, só para nomear algumas, mantém-se largamente inexplorada.

O objectivo deste número especial é estimular o debate na investigação dos media comparada entre Espanha e Portugal. A perspectiva ibérica em estudos dos media tem sido pouco desenvolvida. Todavia, num contexto de crescimento da investigação comparada, este parece um passo lógico nessa direcção. As questões relevantes são, entre outras:

  • Há espaço para uma dimensão ibérica nos sistemas mediáticos português e espanhol?
  • Quais são as dificuldades que os investigadores enfrentam quando comparam os sistemas mediáticos português e espanhol?
  • Qual é a agenda de investigação para uma perspectiva ibérica no que respeita aos sistemas mediáticos e qual a sua relação com os sistemas políticos, económico e cultural?
  • Qual a justificação teórica e empírica para uma investigação de dimensão ibérica?
  • Como é que os investigadores interpretam as semelhanças e diferenças quando  estudam a produção, distribuição e consumo mediático de ambos os países?
  • Os textos dos media reflectem uma perspectiva ibérica? Como é que o fazem?
  • Como é que as diferentes línguas faladas na Península Ibérica afectam esta dimensão ibérica?
  • Qual o papel das nações e regiões dentro destes sistemas e entre eles?
  • Qual é a relação e posição dos media ibéricos e do espaço de comunicação com outros sistemas no contexto da globalização?


Para os objectivos deste número especial, os tópicos podem incluir (embora não se limitem a): práticas e culturas jornalísticas, estrutura dos sistemas nacionais de radiodifusão, experiências e práticas, análise das audiências, comunicação internacional, comunicação política, políticas e culturas comunicacionais, teoria dos media e sociologia.

 

Serão privilegiados os estudos comparativos. Só artigos escritos em inglês serão enviados para revisão. Os artigos devem ter entre 6.000 a 8.000 palavras, incluindo notas e referências bibliográficas. As regras para submissão podem ser encontradas em: 

http://www.intellectbooks.co.uk/MediaManager/File/IJIS Notes for Contributors.pdf .

 

A data limite para submissão dos artigos é 20 de Setembro de 2011.

Este número especial será publicado em 2012.

 

Para mais informações, por favor, contacte os editores convidados:

 

David Fernández-Quijadas

Departament de Comunicació Audiovisual i Publicitat I, Universitat

Autònoma de Barcelona

david.fernandez@uab.es

 

 

José Luís Garcia

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

jlgarcia@ics.ul.pt

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas