I Encontro Internacional de Educação, Currículo e Didácticas

Nos dias 27, 28 e 29 de Outubro deste ano 2011, terá lugar, na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, o I Encontro Internacional sobre o tema geral: Educação, Currículo e Didácticas: Tendências, Contextos e Dinâmicas.

Este evento científico conta com o apoio da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, através da DRCT. 

A Sessão de Abertura será no dia 27 (Quinta-Feira), às 9h, no Anfiteatro C, e contará com a presença do Magnífico Reitor da Universidade dos Açores e do Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos. De seguida, terá lugar a Conferência de Abertura a proferir pelo Professor Doutor António Nóvoa, Reitor da Universidade de Lisboa. Neste Encontro participarão professores e investigadores de várias universidades portuguesas, designadamente da Universidade dos Açores, da Universidade do Porto, da Universidade de Évora, da Universidade do Algarve, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Universidade de Lisboa e da Universidade de Aveiro. Do Estrangeiro participarão professores e investigadores da Universidade Católica de Petrópolis (Brasil), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), da Universidade de Nantes (França) e da Universidade de Barcelona (Espanha), bem como de Universidades dos Estados Unidos da América.

A Conferência de Encerramento será proferida, no dia 29 (Sábado), às 11h.15mn, no Anfiteatro C, pelo Professor Doutor Manuel Ferreira Patrício, da Universidade de Évora.

No Encontro serão apresentados e discutidos trabalhos em diversas sub-temáticas, em sessões plenárias, como, por exemplo, "Educação e Formação: Desafios da Contemporaneidade", "Currículo e Didácticas: problemáticas e perspectivas", "Formação de Educadores e Professores", "Currículo: concepções, Organização, Contextos e Dinâmicas", "Avaliação em Educação", "Caminhos de Investigação e Construção do Conhecimento". Em sessões paralelas, mediante inscrições, serão trabalhadas as seguintes sub-temáticas: "Currículo e Didácticas", "Projectos Educativos e Curriculares", "Tecnologias na Educação", "Temas e Questões de Educação", "Temas e Questões de Didácticas".

Para apresentarem comunicações estão inscritos professores de todos os níveis de ensino. 

Segundo a Organização, "Pretende-se que este Encontro seja uma Reunião Científica, na qual sejam apresentados trabalhos de investigação e reflexão desenvolvidos no âmbito da Educação, Currículo e Didácticas, numa perspectiva disciplinar, interdisciplinar, transdisciplinar e num horizonte transversal dos saberes. É uma oportunidade para investigadores, educadores e professores darem a conhecer os resultados das suas pesquisas, os seus projectos científicos em desenvolvimento, a públicos especializados mas também abrangentes e diversificados, induzindo, assim, o interesse pelo Conhecimento e pela Investigação Científica, junto de estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento. Será, pois, um espaço e uma oportunidade para cruzar saberes, perspectivas e olhares no campo da Educação, Currículo e Didácticas.

O tema/desígnio Educação, Currículo e Didácticas constitui, em grande parte, um património genésico e genético que caracteriza o labor científico e os modos de organização funcional no Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, designadamente na Secção de Currículo e Didácticas. Existem Universidades, no resto do País e do Mundo, com Departamentos especializados em Educação, Currículo e Didácticas, como domínios separados, por vezes sem pontes e pontos de ligação. Um Encontro, com a matriz referida, prefigura uma unidade e uma diversidade, criando registos plurais de tendências, orientações e pontos de vista existentes sobre as áreas temáticas em análise no Encontro.

Nesta Região Ultraperiférica, em termos geofísicos, que são os Açores, queremos contribuir, em matéria de Educação, para criar novas centralidades, novos desafios, fazendo das margens oportunidades para (re)construir caminhos de significação, cruzando discursos e promovendo intertextualidades científicas a partir de saberes específicos, abertos a novas configurações.

De acordo com as opções epistemológicas e metodológicas tomadas, o Encontro está estruturado em Comunicações Plenárias e Paralelas, nas quais participarão, respectivamente, investigadores convidados e comunicações resultantes de inscrições."

Este evento científico conta com o apoio da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, através da DRCT, mediante financiamento, após a apresentação de uma candidatura deste Projecto Científico. Para o efeito, foi solicitado um apoio de financiamento ao Governo Regional dos Açores, concedido no âmbito da Medida 3.2.2 "Apoios à Organização de reuniões, encontros, seminários, congressos e outros eventos na Região Autónoma dos Açores". A portaria relativa ao apoio da Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações para o desenvolvimento do projecto/encontro acima referido foi publicada no Jornal Oficial, II Série, nº 109, de 06 de Junho de 2011.

Na página do Departamento de Ciências da Educação encontra-se toda a informação disponível, através do sítio: http://www.dce.uac.pt/pdf/pagMECD/prog.htm.

Em breve será divulgada a versão final do Programa.  

Marcos Carreiro
Director
Serviços Coord. das Actividades da Reitoria
Tel: 296 650012
Fax: 296 650005
Universidade dos Açores
Campus de Ponta Delgada
Apartado 1422
PT - 9501-801 Ponta Delgada
São Miguel - Açores
http://www.uac.pt/

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas