Conferência Internacional Call for paper "Ecos das Migrações: Memórias e Representações dos Migrante (Sécs. XIX-XXI)"


Lisboa, 8 e 9 de Novembro de 2012
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Universidade Nova de Lisboa

A conferência Ecos das Migrações : Memórias e Representações dos Migrantes (séculos XIX-XXI), organizada pelo Instituto de História Contemporânea (FCSH-UNL) pretende identificar e comparar os vários modelos de representações associados aos movimentos migratórios e aos diferentes tipos de agentes intervenientes nos processos da diáspora moderna. Procura-se também responder a distintas questões : como é que a história das migrações e as narrativas dos migrantes são colectivamente reconstruídas ao longo do tempo nas memórias nacionais dos países de acolhimento e de origem ? De que forma é que os migrantes vão ser evocados nas exposições dos museus dedicados à emigração e nos monumentos erguidos em seu nome ? Que representações sobre a emigração e imigração são fixadas pela produção literária e cinematográfica ? Para revelar o processo de construção das imagens veiculadas pelos fenómenos migratórios, em conjunturas políticas e socioeconómicas diversas, assim como em espaços geográficos distintos, a organização da conferência irá privilegiar um período cronológico amplo (final do século XIX até a actualidade) constituído pelos ciclos de migrações em massa.

Entre os possíveis temas a desenvolver durante os trabalhos salientam-se os diferentes discursos ideológicos e políticas e/imigratórios, mas também a análise do papel desempenhado pelos diversos actores, nomeadamente os poderes central e local do Estado, as entidades privadas e públicas como as associações/instituições presentes nos países de origem e de acolhimento, a Igreja, os serviços consulares e a opinião pública.

A conferência pretende contemplar um espaço de promoção da interdisciplinaridade através da abertura de um debate metodológico que incida e cruze áreas tão variadas como a História, a Antropologia, a Ciência Política, a Etnologia, a Sociologia, a Demografia, as Artes Visuais e a Literatura.

As línguas da conferência serão o português, inglês, francês, espanhol e italiano.

Para mais informações, ver: http://echoesmigrations.blogspot.fr/

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas