Hartmut Bitomsky e Klaus Wyborny na Cinemateca esta Semana

 

HARTMUT BITOMSKY e KLAUS WYBORNY
NA

CINEMATECA ESTA SEMANA


Os realizadores Hartmut Bitomsky e Klaus Wyborny vêm à Cinemateca esta semana para apresentar sessões com filmes seus no contexto do programa Resíduos, organizado em colaboração com a experimentadesign 2011.

Hartmut Bitomsky e Klaus Wyborny , dois autores fundamentais do cinema alemão contemporâneo, vão estar na Cinemateca respectivamente nos próximos dias 25 às 22h00 e 28 às 18hoo, para apresentarem duas sessões com filmes seus no contexto do programa Resíduos, organizado em colaboração com a experimentadesign 2011.

Hartmut Bitomsky (n. 1942), autor singular do cinema documental contemporâneo, tem obra firmada como escritor, ensaísta, professor, produtor e realizador desde meados dos anos 1960, sendo o seu trabalho cinematográfico marcado pela importância atribuída à História alemã e à cultura media. Bitomsky estará na Cinemateca no próximo dia 25 para apresentar a sua longa-metragem documental de fôlego filosófico e científico "Staub"/"Pó", centrada na análise de vários tipos e partículas de pó, e nos aspectos fenomenológicos, filosóficos e artísticos da cultura do pó em entrevistas com artistas e coleccionadores.
A projecção do filme é antecedida da apresentação da curta-metrgem "Coreopsis", de Pat O'Neill.

Klaus Wyborny (n. 1945) é um dos mais importantes cineastas experimentais alemães, co-fundador, em 1968, da Filemacher Cooperative em Hamburgo e dos jornais literários Bona Vista e Henry, professor e realizador de uma obra reconhecida desde a década de 1960. Wyborny vem à Cinemateca apresentar o recente "Studien zum Untergang des Abendlands"/"Estudos sobre o Declínio do Ocidente", filme experimental musical de 2010, montado directamente na câmara em super 8mm e que se apresenta como uma viagem estroboscópica por paisagens industriais e fabris com referente na obra filosófica de Oswald Spengler de 1918 A Decadência do Ocidente. Wyborny falará ainda da importância e influência, no seu próprio trabalho e técnicas de composição, da obra de Robert Breer, cineasta a quem a Cinemateca está igualmente a dedicar uma retrospectiva em colaboração com a experimentadesign 2011.

Rua Barata Salgueiro, 39 LISBOA • http://www.cinemateca.pt/

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas