Modelos Biológicos aplicados à Composição Musical

Biologia e Música em conferência e concerto
O compositor Jaime Reis apresenta às 17h30 do dia 18 de novembro a conferência "Modelos Biológicos aplicados à Composição Musical", seguida de um concerto comentado de duas composições suas (Calmodulin Synthesis e Lysozyme Synthesis).
 
Este evento terá lugar no Grande Auditório do Campus de Gambelas e integra-se no ciclo de seminários do Centro de Biomedicina Molecular e Estrutural (CMBE) ao qual se juntou a Sociedade Portuguesa de Biofísica.
 
Aberta a todos os interessados, esta conferência-concerto será seguida de um Porto de Honra, proporcionando uma conversa informal com o compositor, intérpretes e cientistas.
 
Sobre as peças
 
Calmodulin Synthesis (2002), para cinco percussionistas e Lysozyme Synthesis (2003), para piano, são duas peças de um ciclo, cuja estrutura é parcialmente baseada no processo de síntese proteica.
 
A conversão da informação do código genético em função biológica útil, desempenhada pelas proteínas, é um processo caracterizado por uma complementaridade constante.
 
Também nestas peças a complementaridade existe repetidamente. Está presente sob diferentes formas, em parâmetros como o ritmo (e tempi, ainda que em menor grau), dinâmica, timbre (articulação), alturas, e harmonia.
 
Será o maestro Pedro Pinto Figueiredo a dirigir Calmodulin Synthesis. Já a peça Lysozyme Synthesis será tocada pela pianista Ana Telles, em estreia nacional.
 
Este ciclo foi apresentado ao público pela primeira vez numa conferência em Darmstadt (Alemanha, 2004). Desde então, a peça de piano foi estreada na Áustria (Graz, 2005), onde Jaime Reis foi o compositor convidado e o ciclo foi tema de conferências e seminários em vários países, tais como França, Japão, Espanha e Brasil.
 
 
Com os melhores cumprimentos,
Laura Alves
 
Assessora de Imprensa
Gabinete de Comunicação e Protocolo
Universidade do Algarve
Campus de Gambelas
8005-139 Faro - Portugal
Tel.: 289 800 099 | Ext.: 7834
Tlm: 91 938 55 13
lalves@ualg.pt
http://www.ualg.pt/
http://www.facebook.com/universidade.algarve

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas