VII Congresso Português de Sociologia: "Sociedade, Crise e Reconfigurações"

Caros Membros da Secção Sociologia do Consumo,

Enviamos o apelo ao envio de resumos de comunicações para o VII CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA "Sociedade, Crise e Reconfigurações", organizado pela APS, que decorrerá no Porto, de 20 a 23 de Junho de 2012.

Os resumos deverão ser submetidos online, em http://www.aps.pt/<http://www.aps.pt/>, até 18 de Novembro de 2011.
Convidamos todos a participar e agradecemos a sua divulgação a eventuais interessados.

Recentemente constituída, a Secção "Sociologia do Consumo" da APS tem como objectivo fomentar a discussão desta temática entre investigadores de diversas unidades de investigação e universidades portuguesas e estrangeiras, bem como de profissionais que desenvolvem a sua actividade em torno deste fenómeno. Propõe-se, ainda, actuar como plataforma de comunicação e confluência das diferentes concepções teórico-conceptuais e de operacionalização de referenciáveis neste domínio da Sociologia.

O consumo pode ter sido durante muito tempo negligenciado pela Sociologia. Contudo, a relevância e a centralidade que este fenómeno tem vindo a adquirir nas sociedades actuais, nas quais constitui uma das principais formas de reprodução e de diferenciação social, reafirmam que ele é uma matéria incontornável do debate sociológico. De facto, valores, crenças e práticas são perpetuados e (re)criados através do consumo, alimentando a memória colectiva da sociedade e reforçando, paradoxalmente, as clivagens e convergências em diversas esferas sociais. Neste sentido, é inegável o contributo das abordagens ao consumo quer na produção de conhecimento científico no campo da Sociologia, quer na compreensão da mudança estrutural e cultural nas sociedades contemporâneas.

Ao longo de mais de 25 anos, os sociólogos portugueses responderam à chamada da Associação Portuguesa de Sociologia, reunindo um espólio de irrefutável qualidade científica e quantitativamente muito expressivo, assumindo as suas responsabilidades éticas e profissionais perante o colectivo.

O VII Congresso Português de Sociologia, a realizar na Universidade do Porto, em Junho de 2012, inscreve-se nesta tradição científica e cívica, e com ele se procurará demonstrar a vitalidade da comunidade sociológica e a oportunidade das reflexões sociológicas no quadro dessas profundas reconfigurações societais. Este é o primeiro Congresso da APS a privilegiar a dinâmica organizativa decorrente das Secções Temáticas. Assim, a Secção Sociologia do Consumo procurando corresponder ao repto lançado neste VII Congresso no sentido de dar conta da intensidade e da volatilidade das mudanças sem precedentes das últimas décadas, propõe-se fomentar um debate alargado em torno de questões relativas às sociedades de consumo e às suas dinâmicas de transformação. Entre estas podemos destacar: o aumento e a diferenciação exponencial de bens e serviços; os novos padrões e as novas modalidades de consumo; as mudanças sociodemográficas geradoras de impactos no consumo; a democratização do acesso a bens e produtos; a diversificação de valores e de comportamentos; as novas formas de lazer; o incremento de processos de individualização e de estetização; o acesso ao crédito e o endividamento; a multiplicação de espaços de consumo e o alargamento de horários. Entre tantos outros, estes factores aproximam inequivocamente a sociedade portuguesa das sociedades de consumo e das suas congéneres europeias. Para alcançar este objectivo apelamos à submissão de resumos tendo em vista a apresentação de comunicações. Estamos certos que este apelo terá eco junto da comunidade sociológica e contribuirá para a consolidação desta nova Secção Temática.
Normas para apresentação de resumos:

Os abstracts/resumos (máximo 300 palavras) deverão ser inseridos na plataforma do Congresso até 18 Novembro.

No resumo indique, por favor, o(s) nome(s) do(s) autor(es) e filiação institucional, o endereço de e-mail e telefone do autor principal.


Cordiais cumprimentos,

A coordenação,
Isabel Cruz (ISFLUP)
Paulo Peixoto (FEUC)
Susana da Cruz Martins (CIES-IUL)

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas