Conferência internacional “O futuro da agenda global de desenvolvimento: visões CPLP”

17 outubro

Fundação Calouste Gulbenkian - Auditório 2

 

A Conferência Internacional Futuro da Agenda Global de Desenvolvimento: visões para a CPLP vai ter lugar numa fase crucial do debate internacional sobre o futuro da agenda global de desenvolvimento, no momento de reconfiguração dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e do estabelecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A discussão global sobre estas questões aponta para a transformação dos conceitos de desenvolvimento, baseados numa maior atenção às pessoas e ao planeta, e que simultaneamente tendam a eliminar a pobreza extrema e possibilitem a prosperidade sustentável para todos.

Esta conferência quer ser um contributo para a discussão em torno destes temas globais, com um enfoque particular sobre os países membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), mostrando as suas várias visões, no que têm de comum e no que têm de diverso. No espaço da CPLP, marcado por interações intensas entre os seus oito países, tem-se desenvolvido um processo de coordenação político-diplomática, mas também de relações comerciais, fluxos de pessoas e colaboração entre organizações da sociedade civil. Tais trocas ultrapassam a tradicional cooperação norte-sul e estabelecem-se em vários sentidos e eixos, contribuindo cada dimensão para o desenvolvimento dos países.

Nesta conferência, serão abordados vários temas centrados em três eixos de reflexão: desenvolvimento económico inclusivo; paz, segurança e fragilidade; e financiamento do desenvolvimento.

 

Mais informações em http://www.gulbenkian.pt/index.php?object=483&article_id=4399langId=1 

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas