Colóquio - Mulheres Hoje: papéis, discursos e representações

 

Ana Nunes, Bárbara Vallera, Gisele Wolkoff, Isabel Caldeira, Júlia Garraio, Lina Coelho e Sílvia Portugal

21 de Março de 2011, 09h45, Sala de Reuniões (1º piso), CES-Coimbra

 

Apresentação e objectivos


Repensar as problemáticas que envolvem as mulheres mostra-se urgente numa época em que a presença e intervenção activa das mulheres no espaço social é visivelmente crescente e em que, ainda assim, há tanta desigualdade no plano da sua intervenção social e distorção nas suas representações. Fazê-lo a partir da análise dos discursos e representações em confronto com os papéis sociais, de práticas em confronto com figurações imaginativas, e de (re)leitura(s) sobre fatos e teorias far-nos-á retomar considerações em torno da transformação ou não dos seus papéis em sociedade, do quanto os discursos constituem realidades e de que formas as representações se reportam a situações reais por que passam as mulheres.

Além disso, sentimos que um diálogo de saberes, entre aqueles que supostamente falam do utilitário e aqueles que supostamente se definem pela inutilidade, é cada vez mais necessário neste momento de crise: a já instalada crise das Humanidades e a crise dos sistemas financeiros, que recentemente se abateu sobre nós. É na integração das diferentes esferas do conhecimento que poderão ser articuladas novas perspectivas epistemológicas e, possivelmente, encontrar-se-á inspiração para novas práticas sociais, políticas e económicas.

Palavras-chave: mulheres, discursos, representações, identidades.

Público: Sociólogos, filósofos, linguistas, críticos literários, professores, pós-graduandos, graduandos e interessados em geral.

Organização: Gisele Wolkoff, Isabel Caldeira, NHUMEP (http://www.ces.uc.pt/nucleos/nhumep/pages/pt/apresentacao.php

 

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas