I Congresso Internacional: Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspectivas da Psicologia e Educação

 

Universidade de Lisboa - Instituto de Educação

15-16-17 julho

 

Apresentação:

Nos educadores e na sociedade em geral, tem vindo a ser notória a inquietação perante o declínio da motivação académica dos alunos, o aumento da alienação, as elevadas taxas de abandono escolar, o consumo de substâncias adversas à saúde, a quebra na saúde mental e nos resultados escolares. Esta preocupação é consonante com a constatação de que a ausência de envolvimento na escola é um problema persistente e que se verifica num grande número de alunos. A literatura revela a existência de consenso no que respeita ao facto de o envolvimento englobar diversos componentes, suscetíveis de desencadear diferentes efeitos e de serem influenciados por diversas variáveis, quer de tipo pessoal quer contextual.

A atual crise financeira generalizada e a necessidade de repensar as instituições educativas face às mudanças paradigmáticas tornam atual e importante a criação de oportunidades de reflexão e análise acerca da educação, tomando como objeto de estudo o envolvimento na escola. O conceito "envolvimento dos alunos na escola" (EAE) - engagement - tem assumido grande centralidade na educação. Entendido como a vivência de ligação centrípeta do aluno à escola, em dimensões específicas como a cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa (o aluno como agente de ação), trata-se de um conceito transdisciplinar que tem sido apontado como a via de respostas aos problemas nas escolas dos nossos dias.

Este congresso centra-se na procura de respostas ao seguinte problema: Qual o contributo da investigação em Psicologia e Educação para a análise das variações do envolvimento dos alunos na escola -engagement-, para a compreensão dos seus antecedentes e das suas repercussões, e para o estudo da complexidade que marca as políticas e as práticas de aprendizagem e de ensino?

Como principais objetivos, destacam-se: divulgar resultados da investigação acerca do envolvimento dos alunos na escola; analisar práticas educativas promotoras do envolvimento na escola; equacionar novas linhas de pesquisa. Procura-se contribuir para o debate e para a problematização de questões que se colocam em torno do problema de investigação formulado - na escola, na família e na sociedade. Importa, em suma, perceber as vivências centrípetas de ligação à escola, valorizando contributos da investigação em áreas disciplinares diversas, no sentido da realização pessoal e social dos alunos na escola, e mais tarde na vida.

Feliciano H. Veiga - Coordenador do CIEAE

 

Mais informações em http://cieae.ie.ul.pt/2013/  

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas