Resultados Fórum Ensino Superior e Ciência

Colega,
 
os resultados do Fórum de Ensino Superior e Ciência superaram em muito as nossas expetativas.
 
Foi com enorme satisfação que podemos ver neste sábado (6/4), no Centro Cultural de Belém, concretizada uma iniciativa que reuniu à mesma mesa representantes de diversas partes interessadas no Ensino Superior e Ciência, incluindo decisores políticos, dirigentes, empresários, estudantes, docentes, investigadores, gestores e mediadores de ciência.

O modelo assente numa interação permanente, permitiu dar voz a todos os participantes, com contributos bastante ricos com vista a uma maior ambição no Ensino Superior e Ciência.
 
Foi uma oportunidade para todos interagirmos e pensarmos coletivamente sobre o futuro deste setor, num formato que supera alguma da rigidez formal dos eventos habituais, permitindo uma troca de ideias mais livre. 
 
Essa liberdade permite também verificar as possibilidades de consensos e de produção coletiva de deliberações.

Em diversas conclusões foi sintomática a tónica no quadrante Alterar face ao quadrante Manter.
 
Estes resultados conferem-nos uma particular responsabilidade, sendo que iremos agora tratar todos os materiais produzidos neste evento, respeitando a pluralidade, representatividade e diversidade de opiniões.

 

Num momento em que na Europa e no Mundo vemos a crise da democracia, pensamos que é importante que se possam abrir espaços como este, que estão aliás identificados como matéria chave para a definição do próximo Horizonte Europa.
 
Só com esta abertura à sociedade, num plano comum, é que podemos ultrapassar constrangimentos de representação, num momento em que os cidadãos demonstram o seu descontentamento com o fechamento das instituições e opacidade dos processos de decisão.

 

Dada a responsabilidade que aporta o próximo quadro de fundos estruturais, é particularmente relevante que se possam desenvolver mais iniciativas como esta, de uma forma verdadeiramente aberta, representativa e sem exclusões.
 
Que tenha sido uma associação sindical a fazê-lo não é mero acaso. É a demonstração que também o sindicalismo pode ser exercido de uma forma diferente, assumindo o seu papel social de diálogo, promovendo a interação entre as diversas partes.

 

Aproveitamos para agradecer a participação de todos os intervenientes, sendo que fica desde já o compromisso para nova edição do Fórum, com participação reforçada. 
 

Saudações Académicas e Sindicais,
Direção do SNESup
 
8 de abril de 2019

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas