Reivindicações Vínculos Precários

Colega,

a Plataforma Precários do Estado enviou-nos cópia do Caderno Reivindicativo que foi apresentado ao ministro Manuel Heitor, em reunião ocorrida no dia 15 de abril.
 
Esta iniciativa reúne 12 organizações representando bolseiros, gestores de ciência e investigadores precários, dando o SNESup o seu apoio.
 
Tal como indicamos desde o primeiro momento, o programa de estímulo ao emprego científico não pode servir para alimentar uma carreira precária paralela. É por isso fundamental desenvolver os mecanismos que permitam a integração nas carreiras académica e de investigação, impedindo que se percam percursos que significam um investimento considerável do país.
 
O desafio do Horizonte Europa e do quadro comunitário 2021-2027 só pode ser vencido se dermos espaço a estes investigadores, sendo que a própria lógica de Missões implica equipas estáveis, com quadros de pessoal, que permitam uma Ciência em que há margem para experimentar e até mesmo falhar.
 
Num período de eleições europeias é importante questionar os candidatos sobre a sua posição sobre a Carta Europeia do Investigador e o Código de Conduta de Contratação de Investigadores.
 
É também importante questionar os candidatos e o Governo relativamente ao modelo dos concursos do próximo quadro comunitário de apoio regional, porque não podemos repetir o simulacro de concursos a que se assistiu nesta atual quadro comunitário. Sabemos o nervosismo de alguns colegas dirigentes que têm muito receio que se quebrem redes de clientela criados pelo atual esquema de financiamento, mas é aqui que se joga o futuro do país. A meritocracia não é apenas slogan de campanha.
 
A pressão dos doutorados e da investigação avançada de qualidade que existe no país não se coaduna com mais esquemas.
 
O falhanço do Governo na implementação do PREVPAP no Ensino Superior e Ciência, bem como as dificuldades criadas pelos dirigentes das instituições em implementar as medidas de estímulo ao emprego científico demonstram a necessidade urgente de reforma deste sistema.


Saudações Académicas e Sindicais
A Direção do SNESup
 
23 de abril de 2019

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas