A sede de Coimbra encontra-se encerrada no dia 18 de abril.




25 de Abril SNESup

Vimos por este meio convidá-lo a participar com o SNESup nas atividades comemorativas do 25 de Abril.
 
Retomando uma prática habitual noutros anos, vamos descer a Avenida da Liberdade (Lisboa), num momento de grande confraternização.
 
O ponto de encontro será a placa central da rotunda do Marquês de Pombal, às 14:30.
 
Traga o seu cartaz, junte a sua família e caminhe connosco, para recordarmos a importância da Liberdade e da Democracia.

» Ler Tudo


Progressões SNESup avança com ação judicial

O SNESup interpõe hoje uma ação judicial contra os ministros das Finanças, da Ciência Tecnologia e Ensino Superior e contra a Secretária de Estado da Administração Pública, por falta da publicação do despacho conjunto previsto no artigo 74.º-C do Estatuto de Carreira Docente Universitária e 35.º-C do Estatuto de Carreira Docente do Ensino Superior Politécnico.

Esta nossa ação procura que seja cumprida a determinação prevista nos estatutos de carreira, permitindo uma atribuição das progressões a quem possui 10 pontos.

Note-se que este despacho tinha vindo a ser sucessivamente solicitado pelos nossos colegas reitores e presidentes de politécnico, numa altura em que apenas estavam permitidas as progressões obrigatórias.

Ora, a verdade é que o despacho é obrigatório, mas apenas quando estão liberadas todas as progressões, matéria que ficou consagrada somente a partir do Orçamento de Estado para 2019.

» Ler Tudo


Resultados Fórum Ensino Superior e Ciência

Os resultados do Fórum de Ensino Superior e Ciência superaram em muito as nossas expetativas.
 
Foi com enorme satisfação que podemos ver neste sábado (6/4), no Centro Cultural de Belém, concretizada uma iniciativa que reuniu à mesma mesa representantes de diversas partes interessadas no Ensino Superior e Ciência, incluindo decisores políticos, dirigentes, empresários, estudantes, docentes, investigadores, gestores e mediadores de ciência.

» Ler Tudo


PREVPAP - Queixa Provedoria de Justiça

Além do boicote a docentes e investigadores, o PREVPAP tem demonstrado uma dualidade de critérios, que muito tem prejudicado os docentes e investigadores.
 
A carta do reitor da Universidade do Algarve, pedindo reversão da sua própria decisão de regularização de 19 investigadores, é mais um triste episódio que revela o comportamento de reitores e presidentes de politécnico neste processo.
 
Esse comportamento só é possível devido à falta de definição de critérios transparentes e uniformes, e à conivência do Governo.
 
Dado o desequilíbrio e discricionariedade introduzidos neste processo, o SNESup vai avançar com uma queixa à Provedoria de Justiça.
 
Aos colegas, que já receberam decisão da CAB, pedimos que nos enviem, até dia 22 de abril, cópia dessa mesma decisão, quer nos casos de avaliação positiva, quer negativa, bem como uma descrição sumária da sua situação.

» Ler Tudo


Votação Progressões

O SNESup tem trabalhado na produção de consensos alargados que permitam resolver vários problemas no Ensino Superior e Ciência (o célebre "bipartisanship").
 
Neste quadro conseguimos importantes avanços, quer na apreciação parlamentar da Lei de Estímulo ao Emprego Científico, quer no Regime Transitório, quer ao nível de medidas a aplicar na Lei de Orçamento de Estado para o Ensino Superior e Ciência, entre outras.
 
Infelizmente, ontem não foi possível alcançar esse resultado.
 
O voto contra do PS e a abstenção do PSD e do CDS inviabilizaram a clarificação das progressões remuneratórias obrigatórias.
 
Podemos afirmar que esta votação nos causou alguma estupefacção perante as posições que os diversos partidos tinham assumido anteriormente, mais ainda perante o texto do projeto de resolução apresentado pelo PSD.
 
A Assembleia da República existe para legislar e a oposição faz-se de propostas. Não é enjeitando responsabilidades para o Governo que se constroem alternativas. 
 
O SNESup realiza a sua ação nesse quadro propositivo e não desistimos.

» Ler Tudo


Colóquio Políticas Científicas 2019

Realiza-se no próximo dia 4 de abril, na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (Aud. 1 – Torre B), o Colóquio Políticas Científicas 2019.
 
Trata-se de um evento organizado por diversas associações e entidades científicas, procurando-se analisar o panorama atual do Ensino Superior e Ciência, em particular das políticas de ciência em Portugal.
 
Deixamos a ligação para o evento no Facebook, bem como para o Programa em várias versões (jpgpdf  ou versão para impressão)

» Ler Tudo


É hoje: Progressões remuneratórias são decididas no Parlamento

Hoje, no Parlamento, estarão em debate e votação as propostas de clarificação do sistema de progressão obrigatória dos docentes universitários e do politécnico.

A defesa do reconhecimento e respeito pelo nosso trabalho respeitado implica estar presente.

 

O ponto de encontro é a porta lateral da Assembleia da Repúblicas, às 14:45.  

Quem “não tem tempo”, não se poderá queixar da sua situação.  

As alterações nas sociedades só se fazem com a participação dos interessados. O bom funcionamento das instituições democráticas tem esse “preço”.

» Ler Tudo


Progressões: dia decisivo

Amanhã, quarta-feira, dia 27 de março, o Parlamento analisa e vota as propostas de clarificação do sistema de progressão obrigatória a aplicar aos docentes universitários e do politécnico.
 
As diversas conquistas que conseguimos, fazem-se de momentos como este. Conta quem está presente e não há nada que contorne esta realidade.
 
Se queremos um sistema de progressões minimamente justo, amanhã estamos na Assembleia da República. Não estar é legitimar a injustiça que nos foi imposta e um sistema profundamente desequilibrado.
 
De Norte a Sul do país há colegas a inscreverem-se para estarem presentes neste momento grande de defesa da nossa profissão.

» Ler Tudo


27M Parlamento

Esta quarta-feira (27 de março) é decisiva para a clarificação das progressões obrigatórias dos docentes do ensino superior.

Esta não é uma questão que remeta para outros, nem se coaduna com qualquer desculpa. A defesa dos nossos direitos só se faz com uma presença efetiva nas galerias do Parlamento.

Isto significa que conta quem está presente.

A agenda ocupada e o desinteresse resultam no continuar da injustiça e do prejuízo para todos.

Para uma melhor organização, a Direção do SNESup está a coordenar o transporte dos colegas para Lisboa, bem como a organizar um processo de inscrição, para que se facilite o processo de entrada nas galerias.

Solicitamos que até às 15h de amanhã (dia 26 de março) se inscreva junto do nosso secretariado, respondendo a este email com os seus dados (nome e número do cartão de cidadão).

» Ler Tudo


Progressões em Votação no Parlamento

Na próxima quarta-feira, na sessão plenária da tarde (início às 15h) serão debatidas e votadas as propostas de clarificação das progressões remuneratórias dos docentes do ensino superior.
 
Este é um momento decisivo para que possa ser reposta a equidade e justiça na nossa carreira.
 
O SNESup realizou um levantamento sobre o número de colegas a quem foi concretizada a progressão remuneratória, partindo de um questionário aos diversos estabelecimentos de ensino superior.

» Ler Tudo


© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas