Leia artigos do nº 76

Editorial

No passado dia 8 de Fevereiro, celebrou-se o Dia da Liberdade Académica.

DOI: 10.26329/2022.76.1

Liberdade académica: um valor a defender no ensino superior e ciência

Em 2022, o SNESup celebrou o Dia da Liberdade Académica, data que se assinala a 8 de fevereiro, com um encontro de sindicatos de vários países (…)

DOI: 10.26329/2022.76.2

Juntos pela defesa das liberdades académicas

A defesa da liberdade académica é uma questão central para os académicos de todo o mundo (…)

DOI: 10.26329/2022.76.3

A liberdade académica, definição e preocupações

Em Dezembro de 2021, cinco estudantes que eram membros do conselho de estudantes da Universidade de Birzeit, foram raptados pelas forças da ocupação israelita (…)

DOI: 10.26329/2022.76.4

A proliferação das comissões de ética

Nos últimos anos temos assistido à criação de comissões de ética nas mais diversas instituições da sociedade portuguesa.

DOI: 10.26329/2022.76.5

Representação eleitoral, participação democrática e liberdade académica nos quinze anos do RJIES

Quando foi aprovado o novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, em 2007 (…)

DOI: 10.26329/2022.76.6

Os regulamentos e a apatia dos interessados

Com a entrada em vigor das alterações ao Estatuto da Carreira Docente Universitária (ECDU) e ao Estatuto da Carreira do Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico (…)

DOI: 10.26329/2022.76.7

Leia artigos dos nº 74 e 75

Editorial

São muitos e persistentes os sinais que diariamente nos fazem chegar, ou aqueles que nós próprios observamos, de que o Ensino Superior e a Ciência apresentam disfunções que urge resolver.

DOI: 10.26329/2021.74/75.1

O SNESUP francês sai unido e fortalecido do seu congresso de orientação

Em França, o SNESUP, principal sindicato do ensino superior, faz parte da Unitary Union Federation (…)

DOI: 10.26329/2021.74/75.2

Por instituições de ensino superior, democráticas e autónomas

Texto da Plataforma sindical internacional(…)

DOI: 10.26329/2021.74/75.3

Gravem uns vídeos, pá!

Imagine um país fictício onde se falava muito em investir na ciência e no conhecimento(…)

DOI: 10.26329/2021.74/75.4

Novos desafios de ensino e avaliação online

A Universidade Aberta (UAb) foi fundada em 1988, sendo a única instituição de ensino superior público a distância em Portugal(…)

DOI: 10.26329/2021.74/75.5

Stress e ansiedade no meio académico: por favor, não culpem a pandemia

O teletrabalho a que nos vimos forçados no contexto da pandemia tem dado palco a uma discussão importante sobre o impacto das condições laborais na saúde mental(…)

DOI: 10.26329/2021.74/75.6

A investigação sobre ensino superior em centros e projetos financiados

Nesta secção da Revista procura-se mapear e caracterizar a investigação sobre ensino superior realizada em Portugal(…)

DOI: 10.26329/2021.74/75.7

Os regulamentos e a apatia dos interessados

Com a entrada em vigor das alterações ao Estatuto da Carreira Docente Universitária (ECDU) e ao Estatuto da Carreira do Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico (…)

DOI: 10.26329/2021.74/75.8

Leia artigos dos nº 72 e 73

Da Saúde à Educação - que lições para a escola pública?

A Saúde e a Educação são dois elementos que, em muitos aspetos, apresentam semelhanças.

DOI: 10.26329/2021.72/73.2

(Re)pensar a representatividade no campo laboral

Um dos debates recorrentes a propósito da designada “crise do sindicalismo” prende-se com a revisitação da literatura sobre “recursos de poder” (Lehndorff et al., 2017).

DOI: 10.26329/2021.72/73.3

Salários dos professores universitários: justiça e injustiças

No final do ano de 2020, o ganho médio mensal dos docentes do Ensino Superior representava apenas 61% do valor auferido pelos magistrados judiciais.

DOI: 10.26329/2021.72/73.4

Inquérito aos Docentes e Investigadores do Iscte acerca do impacto da pandemia sobre a sua atividade

No seguimento da decisão tomada na reunião do Conselho Plenário do Conselho Científico de 22/09/2021, no sentido de “avaliar o impacto das medidas adotadas em resposta à situação pandémica (…)

DOI: 10.26329/2021.72/73.5

Infografia

O SNESup tem vindo a sistematizar informação sobre os concursos para docentes dos ensinos universitário e politécnico e para investigadores (…)

DOI: 10.26329/2021.72/73.6

A legitimidade das associações sindicais

A legitimidade dos sindicatos tem levantado imensas dificuldades às associações sindicais (…)

DOI: 10.26329/2021.72/73.7

Leia artigos dos nº 70 e 71

Editorial

Outra teria sido a orientação deste número da Revista (...)

DOI: 10.26329/2020.70/71.1

Pandemia, uma oportunidade perdida

Se bem me lembro foi o ministro Manuel Heitor que dissa (...)

DOI: 10.26329/2020.70/71.2

Resultados Assembleia Geral Eleitoral e Assembleia Geral Extraordinária de Revisão Estatutária

DOI: 10.26329/2020.70/71.3

Tomada de Posse da Direção e do CN Mandato 2020-2022

No passado dia 19 de dezembro, ocorreu a tomada de posse (..)

DOI: 10.26329/2020.70/71.4

Programa para a Direção do SNESup
Lista A Mandato 2020-2022

Nos seus 30 anos de existência, o SNESUP

DOI: 10.26329/2020.70/71.5

O fim da era dos Professores

Este artigo propõe-se analisar as dificuldades (...)

DOI: 10.26329/2020.70/71.6

A Covid-19 e o Ensino Superior

Desde os finais de Setembro que a Europa tem vindo a assistir (...)

DOI: 10.26329/2020.70/71.7

O Ensino Superior como objeto de estudo em pesquisas de doutoramento

Aanálise do conjunto de 64 teses de douturamento sobre o "ensino superior"

DOI: 10.26329/2020.70/71.8

Apertem os cintos, o recurso sumiu!

Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu! (...)

DOI: 10.26329/2020.70/71.9

O subfinanciamento crónico do ensino superior público em Portugal: um velho problema, sem solução à vista

O artigo que ocupa a pá́gina inicial do primeiro número do Boletim Informativo (...)

DOI: 10.26329/2020.70/71.10

A liderança por um mundo menos democrático acelera com a pandemia

É ́comum afirmar-se que qualquer crise traz consigo perigos e oportunidades (...)

DOI: 10.26329/2020.70/71.11

Leia artigos dos nº 68 e 69

Postos à Prova

O título deste nú́mero da Revista, escrito e publicado sob o signo da COVID- 19 (…).

DOI: 10.26329/2020.68/69.1

Provas que tardam e falham

Os docentes e os investigadores do Ensino Superior continuam a dar provas (...)

DOI: 10.26329/2020.68/69.2

Assembleia-Geral Eleitoral 23 de Outubro de 2020

DOI: 10.26329/2020.68/69.3

Organização do ensino – Quando acontece a universidade

A necessidade súbita dos tempos que estamos a viver não nos deve fazer tomar por novas (...)

DOI: 10.26329/2020.68/69.4

Revisitar a agenda escondida do RJIES em tempos de pandemia

Há 13 anos registou-se um intenso debate no ensino superior português [...]

DOI: 10.26329/2020.68/69.5

Organização do ensino - Avaliação em e-learning

A primeira década deste século trouxe consigo uma reforma institucional (...).

DOI: 10.26329/2020.68/69.6

Covid-19 e a luta pela sobrevivência

O surto de Covid-19 motivou o encerramento ou o condicionamento do acesso a escolas e outros serviços [...]

DOI: 10.26329/2020.68/69.7

Perspetivas da Investigação sobre o Ensino Superior
Ensino Superior: o que nos diz a investigacão?

A vivência quotidiana no ensino superior configura o modo como cada um de nós [...]

DOI: 10.26329/2020.68/69.8

Varia - A publicação e a escrita científica na imprensa internacional: tendências de mudança

A publicação da investigação em revistas científicas internacionais é (...).

DOI: 10.26329/2020.68/69.9

Secção jurídica - O impacto do Coronavírus no Ensino Superior

A consideração de que os efeitos da pandemia se impuseram generalizadamente (...).

DOI: 10.26329/2020.68/69.10

Leia artigos dos nº 66 e 67

Os bons vi sempre passar / No mundo graves tormentos…

Independentemente do ponto de vista assumido pelos diversos colaboradores (…).

DOI: 10.26329/2019.66/67.1

A Universidade Líquida

A carreira universitária encontra-se profundamente desregulada e são muitas (...)

DOI: 10.26329/2019.66/67.2

As 'Não Carreiras Sombra'

Atualmente, uma das grandes bandeiras e mais valias das instituições (...)

DOI: 10.26329/2019.66/67.3

Carreiras de Investigador 30 anos depois das primeiras bolsas de doutoramento

A instabilidade e precariedade do corpo de investigadores nas investigações nas (...)

DOI: 10.26329/2019.66/67.4

Professores e Investigadores em Fim de Linha: Efeitos do Congelamento de Carreiras nas Condições de Ingresso na Reforma

O Ensino Superior Público em Perspectiva, 2009-2019

DOI: 10.26329/2019.66/67.5

Consequências:
A Evolucão dos Mecanismos de Contratação no Ensino Superior Público Português Pós-RJIES

A primeira década deste século trouxe consigo uma reforma institucional (...).

DOI: 10.26329/2019.66/67.6

A Ambição e o Futuro do Ensino Superior e Ciência: Uma Síntese do Fórum de Partes Interessadas Organizado pelo SNESUP

O Fórum de Ensino Superior e Ciência organizado pelo SNESUP teve lugar (...)

DOI: 10.26329/2019.66/67.7

Entrevista ao Professor Doutor José Carmo

Para quem não o conheça, já que a revista tem divulgação nacional, pode apresentar-se (...).

DOI: 10.26329/2019.66/67.8

Relatos do Bule ou Jacarandás no Inferno

Ninguém reconheceria Guilherme hoje. Emagreceu uns bons quilos (...).

DOI: 10.26329/2019.66/67.9

Leia artigos dos nº 64 e 65

Depois do último, o princípio…

Assegurar a continuidade da Revista depois de Paulo Peixoto (…).

DOI: 10.26329/2019.64/65.1

O que mudar nos Conselhos Gerais das Instituições de Ensino Superior?

Uma revisão do RJIES deve mudar o sistema de eleição do reitor (...)

DOI: 10.26329/2019.64/65.2

Convocatória Assembleia Geral do SNESup

Revisão extraordinária dos Estatutos do SNESup

DOI: 10.26329/2019.64/65.3

VI Congresso do SNESup 8 de Junho de 2019, Faro

A realização do VI Congresso constitui um momento muito importante da vida do nosso sindicato (...).

DOI: 10.26329/2019.64/65.4

Entrevista RJIES

Entrevista a Pedro Lourtie

DOI: 10.26329/2019.64/65.5

Receitas: evolução orçamental de 7 universidades portuguesas no período pós-RJIES

Sozinho, o Ensino Superior acomodou cortes superiores ao previsto no memorando (...).

DOI: 10.26329/2019.64/65.6

Ensino Superior: gestão democrática ou governação empresarial?

O que fazer com o RJIES doze anos depois?

DOI: 10.26329/2019.64/65.7

Um retrato dos docentes no ensino superior em tempos de implementação do RJIES

Em síntese, temos vindo a assistir em Portugal desde a implementação do RJIES, a uma deterioração das condições de trabalho (...).

DOI: 10.26329/2019.63/64.8

Fórum Ensino Superior e Ciência

Organizado pelo SNESup, constitui-se como um espaço de debate deliberativo (...).

DOI: 10.26329/2019.64/65.9

Parecer: Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro (RJIES)

Parecer de Celeste Cardoso sobre o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior.

DOI: 10.26329/2019.64/65.10

Leia artigos dos nº 62 e 63

O último é sempre o princípio de alguma coisa

Coloco um termo à função de diretor da revista (…).

DOI: 10.26329/2018.62/63.1

Espirais

As vozes da desgraça não são inocentes. Há quem sempre tenha lidado mal com um ensino superior massificado

DOI: 10.26329/2018.62/63.2

Breves

Progressões: reclamações passo a passo | Tomada de posse dos órgãos nacionais do SNESup| (...).

DOI: 10.26329/2018.62/63.3

Proposta de aletração da Lei

SNESup elabora proposta de alteração do orçamento de estado.

DOI: 10.26329/2018.62/63.4

Ata da Assembleia Geral Eleitoral

Resultados das eleições para os corpos sociais do SNESup (...)

DOI: 10.26329/2018.62/63.5

Órgãos SNESup biénio 2018-2020

òrgãos nacionais do SNESup para o biénio 2018-2020 (...).

DOI: 10.26329/2018.62/63.6

Discurso de tomada de posse

Discurso de tomada de posse de Álvaro Borralho - Presidente do Conselho Nacional do SNESup.

DOI: 10.26329/2018.62/63.7

Concursos no ensino superior público 2009-2018

Concursos no ensino superior público de 2009 a junho de 2018.

DOI: 10.26329/2018.62/63.8

Provas de agregação e concurso para associado

Dois textos de Luís Moniz Pereira publicados em 2000 pelo SNESup.

DOI: 10.26329/2018.62/63.9

A hora do mérito

O mérito não pode ser um ativo morto que define as carreiras especiais como especiais apenas porque são aberrantes.

DOI: 10.26329/2018.62/63.10

Looking back in anger

Comparação sobre a formulação e implementação de políticas de ensino superior em Portugal e na Finlândia.

DOI: 10.26329/2018.62/63.11

Academia e vaidade

Uma das coisas mais nocivas nos meios científicos, académicos e afins (...) é a vontade sôfrega e insensata de (...).

DOI: 10.26329/2018.62/63.12

O regime transitório do ensino superior politécnico

Anotações e comentários ao processo de transição dos docentes do ensino superior politécnico regulado pelo Decreto-Lei n.º 207/2009, de 31 de agosto, alterado pela Lei n.º 7/2010, de 13 de maio, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 65/2017, de 09 de agosto.

DOI: 10.26329/2018.62/63.13

Leia artigos do nº 61

Eleições no SNESup

Não votar é retirar força às ações do Sindicato. Uma democracia participada é sempre uma democracia mais legitimada. (…).

DOI: 10.26329/2018.61.1

Provas de Agregação

(…) abrir a possibilidade de concentrar as provas num único dia. (…) operacionalizar formas de remuneração/compensação efetiva para catedráticos (…)

DOI: 10.26329/2018.61.2

Breves

Progressões remuneratórias para as calendas gregas | Vendo para crer | MCTES invalida PREVPAP de docentes e investigadores | Aditamento Lei 65/2017 | (...).

DOI: 10.26329/2018.61.3

Assembleia Geral Eleitoral

SNSESup elege órgãos estatutários para o biénio 2018-2020 (...).

DOI: 10.26329/2018.61.4

Relatório de atividades da direção

Consulte o Relatório de atividaes da direção do SNESup relativo a 2017 (...)

DOI: 10.26329/2018.61.5

Infografia - Perfil do docente do ES

O Envelhecimento nítido das profissões docentes do ensino superior (...).

DOI: 10.26329/2018.61.6

Progressões remuneratórias

Parecer de Paulo Veiga e Moura sobre as progressões remuneratórias dos docentes do ensino superior.

DOI: 10.26329/2018.61.8

Leia artigos do nº 60

#eparacumprir

Por estes dias, várias universidades se têm congratulado com a melhoria que obtiveram recentemente num qualquer ranking. Uma das razões (…).

DOI: 10.26329/2018.60.1

Os salários dos professores

Comparar salários de docentes do ensino superior entre países da União Europeia é, praticamente, uma tarefa impossível. Os sistemas são (…).

DOI: 10.26329/2018.60.2

Breves

De atraso, em atraso | Com amigos destes ...! | A urgente e imperiosa regulação do ensino superior privado | 40% do pessoal docente da UC é convidado | (...).

DOI: 10.26329/2018.60.3

Iniciativa #eparacumprir (fotografias)

Veja as fotos enviadas por colegas de várias instituições no âmbito do inciativa #eparacumprir" (...).

DOI: 10.26329/2018.60.4

As opiniões dos leitores sobre a revista

Conheça as principais opiniões dos leitores sobre a revista "Ensino Superior - Revista do SNESup" (...)

DOI: 10.26329/2018.60.5

Moção para a reposição da legalidade, equidade e justiça

O SNESup tem denunciado com veemência um conjunto muito alargado de violações graves cometidas pelas instituições (...).

DOI: 10.26329/2018.60.6

Ouro, prata ou bronze - Teaching Excellence Framework

Teaching Excellence Framework e avaliação da qualidade do ensino. TEF resulta numa classificação de cada instituição que não retratará a situação de (…)

DOI: 10.26329/2018.60.7

Fundações públicas de direito privado

Será que o contribuinte português é a favor do maior endividamento público e externo de Portugal? Será esse o interesse público e nacional?

DOI: 10.26329/2018.60.8

Horas de aulas dos professores convidados

Parecer da Secretaria-Geral de Educação e Ciência (SGEC) que declara ilegal a subversão das percentagens de contratação dos docentes convidados.

DOI: 10.26329/2018.60.10

Leia artigos do nº 59

Saldos de ingerência

Ao arrepio do senso comum, uma máxima paradoxal e lacónica que se aplica à gestão das Instituições de Ensino Superior (IES) torna evidente que cada cêntimo poupado é um cêntimo perdido.

DOI: 10.26329/2017.59.1

Lei de equilíbrio orçamental

A situação de excedentes orçamentais (ou superavits), bem como a acumulação de saldos de gerência, cria um paradoxo perante o cenário de subfinanciamento crónico do sistema português de (...).

DOI: 10.26329/2017.59.2

Breves

FCT, sob escrutínio | PREVPAP, ainda | As lutas connvertem-se em vitórias | Regulamentação da Lei 57/2017 ou a tentativa da sua desvirtuação | O que fazem algumas instituições de ensino (...).

DOI: 10.26329/2017.59.3

Resolução do Conselho Nacional do SNESup

Tendo em conta o quadro de subfinanciamento do ensino superior público português, o qual apresenta a mais baixa percentagem de despesa pública (0,8%) dedicada ao (...).

DOI: 10.26329/2017.59.4

Fundações sem fundamentos e sem fundos

Não sou contra as Fundações em geral: aliás as Fundações (tal como as Associações Mútuas, e mais tarde as Cooperativas) fazem parte do espólio da esquerda (e sobretudo do ...)

DOI: 10.26329/2017.59.5

Infografia (receitas, emprego e corpo docente)

Receitas das Instituições de Ensino Superior | Infografia de comparação, para 2016, de uma institução fundacional (UP) e outra não fundacional (UC). Veja a evolução das receitas das IES.

DOI: 10.26329/2017.59.6

Sobre a conjuntura da universidade

Este trabalho analisa brevemente a história, ideologias e objetivos da criação das universidades e dos títulos Mestre e Doutor, fazendo ainda uma reflexão filosófica e axiológica sobre(...)

DOI: 10.26329/2017.59.7

A conferência Internacional do trabalho na Academia

Uma simulação inédita sobre o futuro do trabalho. E se a discussão do futuro do trabalho fosse estimulada nos espaços de produção de ciência e conhecimento científico e não apenas nos habituais (...)

DOI: 10.26329/2017.59.8

Carta da Provedor de Justiça ao reitor da Universidade de Coimbra

Em face do exposto, Senhor Reitor, não posso deixar de reiterar a necessidade de serem revistas as soluções contempladas no mesmo quanto à fixação do número de horas de serviço semanal (...)

DOI: 10.26329/2017.59.9