Editorial
No passado dia 8 de Fevereiro, celebrou-se o Dia da Liberdade Académica.
DOI: 10.26329/2022.76.1
No passado dia 8 de Fevereiro, celebrou-se o Dia da Liberdade Académica.
DOI: 10.26329/2022.76.1
Em 2022, o SNESup celebrou o Dia da Liberdade Académica, data que se assinala a 8 de fevereiro, com um encontro de sindicatos de vários países (…)
DOI: 10.26329/2022.76.2
A defesa da liberdade académica é uma questão central para os académicos de todo o mundo (…)
DOI: 10.26329/2022.76.3
Em Dezembro de 2021, cinco estudantes que eram membros do conselho de estudantes da Universidade de Birzeit, foram raptados pelas forças da ocupação israelita (…)
DOI: 10.26329/2022.76.4
Nos últimos anos temos assistido à criação de comissões de ética nas mais diversas instituições da sociedade portuguesa.
DOI: 10.26329/2022.76.5
Quando foi aprovado o novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, em 2007 (…)
DOI: 10.26329/2022.76.6
Com a entrada em vigor das alterações ao Estatuto da Carreira Docente Universitária (ECDU) e ao Estatuto da Carreira do Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico (…)
DOI: 10.26329/2022.76.7
São muitos e persistentes os sinais que diariamente nos fazem chegar, ou aqueles que nós próprios observamos, de que o Ensino Superior e a Ciência apresentam disfunções que urge resolver.
DOI: 10.26329/2021.74/75.1
Em França, o SNESUP, principal sindicato do ensino superior, faz parte da Unitary Union Federation (…)
DOI: 10.26329/2021.74/75.2
Texto da Plataforma sindical internacional(…)
DOI: 10.26329/2021.74/75.3
Imagine um país fictício onde se falava muito em investir na ciência e no conhecimento(…)
DOI: 10.26329/2021.74/75.4
A Universidade Aberta (UAb) foi fundada em 1988, sendo a única instituição de ensino superior público a distância em Portugal(…)
DOI: 10.26329/2021.74/75.5
O teletrabalho a que nos vimos forçados no contexto da pandemia tem dado palco a uma discussão importante sobre o impacto das condições laborais na saúde mental(…)
DOI: 10.26329/2021.74/75.6
Nesta secção da Revista procura-se mapear e caracterizar a investigação sobre ensino superior realizada em Portugal(…)
DOI: 10.26329/2021.74/75.7
Com a entrada em vigor das alterações ao Estatuto da Carreira Docente Universitária (ECDU) e ao Estatuto da Carreira do Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico (…)
DOI: 10.26329/2021.74/75.8
DOI: 10.26329/2021.72/73.1
A Saúde e a Educação são dois elementos que, em muitos aspetos, apresentam semelhanças.
DOI: 10.26329/2021.72/73.2
Um dos debates recorrentes a propósito da designada “crise do sindicalismo” prende-se com a revisitação da literatura sobre “recursos de poder” (Lehndorff et al., 2017).
DOI: 10.26329/2021.72/73.3
No final do ano de 2020, o ganho médio mensal dos docentes do Ensino Superior representava apenas 61% do valor auferido pelos magistrados judiciais.
DOI: 10.26329/2021.72/73.4
No seguimento da decisão tomada na reunião do Conselho Plenário do Conselho Científico de 22/09/2021, no sentido de “avaliar o impacto das medidas adotadas em resposta à situação pandémica (…)
DOI: 10.26329/2021.72/73.5
O SNESup tem vindo a sistematizar informação sobre os concursos para docentes dos ensinos universitário e politécnico e para investigadores (…)
DOI: 10.26329/2021.72/73.6
A legitimidade dos sindicatos tem levantado imensas dificuldades às associações sindicais (…)
DOI: 10.26329/2021.72/73.7
Outra teria sido a orientação deste número da Revista (...)
DOI: 10.26329/2020.70/71.1
Se bem me lembro foi o ministro Manuel Heitor que dissa (...)
DOI: 10.26329/2020.70/71.2
DOI: 10.26329/2020.70/71.3
No passado dia 19 de dezembro, ocorreu a tomada de posse (..)
DOI: 10.26329/2020.70/71.4
Nos seus 30 anos de existência, o SNESUP
DOI: 10.26329/2020.70/71.5
Este artigo propõe-se analisar as dificuldades (...)
DOI: 10.26329/2020.70/71.6
Desde os finais de Setembro que a Europa tem vindo a assistir (...)
DOI: 10.26329/2020.70/71.7
Aanálise do conjunto de 64 teses de douturamento sobre o "ensino superior"
DOI: 10.26329/2020.70/71.8
Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu! (...)
DOI: 10.26329/2020.70/71.9
O artigo que ocupa a pá́gina inicial do primeiro número do Boletim Informativo (...)
DOI: 10.26329/2020.70/71.10
É ́comum afirmar-se que qualquer crise traz consigo perigos e oportunidades (...)
DOI: 10.26329/2020.70/71.11
O título deste nú́mero da Revista, escrito e publicado sob o signo da COVID- 19 (…).
DOI: 10.26329/2020.68/69.1Os docentes e os investigadores do Ensino Superior continuam a dar provas (...)
DOI: 10.26329/2020.68/69.2DOI: 10.26329/2020.68/69.3
A necessidade súbita dos tempos que estamos a viver não nos deve fazer tomar por novas (...)
DOI: 10.26329/2020.68/69.4Há 13 anos registou-se um intenso debate no ensino superior português [...]
DOI: 10.26329/2020.68/69.5A primeira década deste século trouxe consigo uma reforma institucional (...).
DOI: 10.26329/2020.68/69.6O surto de Covid-19 motivou o encerramento ou o condicionamento do acesso a escolas e outros serviços [...]
DOI: 10.26329/2020.68/69.7A vivência quotidiana no ensino superior configura o modo como cada um de nós [...]
DOI: 10.26329/2020.68/69.8A publicação da investigação em revistas científicas internacionais é (...).
DOI: 10.26329/2020.68/69.9A consideração de que os efeitos da pandemia se impuseram generalizadamente (...).
DOI: 10.26329/2020.68/69.10Independentemente do ponto de vista assumido pelos diversos colaboradores (…).
DOI: 10.26329/2019.66/67.1A carreira universitária encontra-se profundamente desregulada e são muitas (...)
DOI: 10.26329/2019.66/67.2Atualmente, uma das grandes bandeiras e mais valias das instituições (...)
DOI: 10.26329/2019.66/67.3A instabilidade e precariedade do corpo de investigadores nas investigações nas (...)
DOI: 10.26329/2019.66/67.4O Ensino Superior Público em Perspectiva, 2009-2019
DOI: 10.26329/2019.66/67.5A primeira década deste século trouxe consigo uma reforma institucional (...).
DOI: 10.26329/2019.66/67.6O Fórum de Ensino Superior e Ciência organizado pelo SNESUP teve lugar (...)
DOI: 10.26329/2019.66/67.7Para quem não o conheça, já que a revista tem divulgação nacional, pode apresentar-se (...).
DOI: 10.26329/2019.66/67.8Ninguém reconheceria Guilherme hoje. Emagreceu uns bons quilos (...).
DOI: 10.26329/2019.66/67.9Assegurar a continuidade da Revista depois de Paulo Peixoto (…).
DOI: 10.26329/2019.64/65.1Uma revisão do RJIES deve mudar o sistema de eleição do reitor (...)
DOI: 10.26329/2019.64/65.2Revisão extraordinária dos Estatutos do SNESup
DOI: 10.26329/2019.64/65.3A realização do VI Congresso constitui um momento muito importante da vida do nosso sindicato (...).
DOI: 10.26329/2019.64/65.4Entrevista a Pedro Lourtie
DOI: 10.26329/2019.64/65.5Sozinho, o Ensino Superior acomodou cortes superiores ao previsto no memorando (...).
DOI: 10.26329/2019.64/65.6O que fazer com o RJIES doze anos depois?
DOI: 10.26329/2019.64/65.7Em síntese, temos vindo a assistir em Portugal desde a implementação do RJIES, a uma deterioração das condições de trabalho (...).
DOI: 10.26329/2019.63/64.8Organizado pelo SNESup, constitui-se como um espaço de debate deliberativo (...).
DOI: 10.26329/2019.64/65.9Parecer de Celeste Cardoso sobre o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior.
DOI: 10.26329/2019.64/65.10Coloco um termo à função de diretor da revista (…).
DOI: 10.26329/2018.62/63.1As vozes da desgraça não são inocentes. Há quem sempre tenha lidado mal com um ensino superior massificado
DOI: 10.26329/2018.62/63.2Progressões: reclamações passo a passo | Tomada de posse dos órgãos nacionais do SNESup| (...).
DOI: 10.26329/2018.62/63.3SNESup elabora proposta de alteração do orçamento de estado.
DOI: 10.26329/2018.62/63.4Resultados das eleições para os corpos sociais do SNESup (...)
DOI: 10.26329/2018.62/63.5òrgãos nacionais do SNESup para o biénio 2018-2020 (...).
DOI: 10.26329/2018.62/63.6Discurso de tomada de posse de Álvaro Borralho - Presidente do Conselho Nacional do SNESup.
DOI: 10.26329/2018.62/63.7Concursos no ensino superior público de 2009 a junho de 2018.
DOI: 10.26329/2018.62/63.8Dois textos de Luís Moniz Pereira publicados em 2000 pelo SNESup.
DOI: 10.26329/2018.62/63.9O mérito não pode ser um ativo morto que define as carreiras especiais como especiais apenas porque são aberrantes.
DOI: 10.26329/2018.62/63.10Comparação sobre a formulação e implementação de políticas de ensino superior em Portugal e na Finlândia.
DOI: 10.26329/2018.62/63.11Uma das coisas mais nocivas nos meios científicos, académicos e afins (...) é a vontade sôfrega e insensata de (...).
DOI: 10.26329/2018.62/63.12Anotações e comentários ao processo de transição dos docentes do ensino superior politécnico regulado pelo Decreto-Lei n.º 207/2009, de 31 de agosto, alterado pela Lei n.º 7/2010, de 13 de maio, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 65/2017, de 09 de agosto.
DOI: 10.26329/2018.62/63.13Não votar é retirar força às ações do Sindicato. Uma democracia participada é sempre uma democracia mais legitimada. (…).
DOI: 10.26329/2018.61.1(…) abrir a possibilidade de concentrar as provas num único dia. (…) operacionalizar formas de remuneração/compensação efetiva para catedráticos (…)
DOI: 10.26329/2018.61.2Progressões remuneratórias para as calendas gregas | Vendo para crer | MCTES invalida PREVPAP de docentes e investigadores | Aditamento Lei 65/2017 | (...).
DOI: 10.26329/2018.61.3SNSESup elege órgãos estatutários para o biénio 2018-2020 (...).
DOI: 10.26329/2018.61.4Consulte o Relatório de atividaes da direção do SNESup relativo a 2017 (...)
DOI: 10.26329/2018.61.5O Envelhecimento nítido das profissões docentes do ensino superior (...).
DOI: 10.26329/2018.61.6Parecer de Paulo Veiga e Moura sobre as progressões remuneratórias dos docentes do ensino superior.
DOI: 10.26329/2018.61.8Por estes dias, várias universidades se têm congratulado com a melhoria que obtiveram recentemente num qualquer ranking. Uma das razões (…).
DOI: 10.26329/2018.60.1Comparar salários de docentes do ensino superior entre países da União Europeia é, praticamente, uma tarefa impossível. Os sistemas são (…).
DOI: 10.26329/2018.60.2De atraso, em atraso | Com amigos destes ...! | A urgente e imperiosa regulação do ensino superior privado | 40% do pessoal docente da UC é convidado | (...).
DOI: 10.26329/2018.60.3Veja as fotos enviadas por colegas de várias instituições no âmbito do inciativa #eparacumprir" (...).
DOI: 10.26329/2018.60.4Conheça as principais opiniões dos leitores sobre a revista "Ensino Superior - Revista do SNESup" (...)
DOI: 10.26329/2018.60.5O SNESup tem denunciado com veemência um conjunto muito alargado de violações graves cometidas pelas instituições (...).
DOI: 10.26329/2018.60.6Teaching Excellence Framework e avaliação da qualidade do ensino. TEF resulta numa classificação de cada instituição que não retratará a situação de (…)
DOI: 10.26329/2018.60.7Será que o contribuinte português é a favor do maior endividamento público e externo de Portugal? Será esse o interesse público e nacional?
DOI: 10.26329/2018.60.8Parecer da Secretaria-Geral de Educação e Ciência (SGEC) que declara ilegal a subversão das percentagens de contratação dos docentes convidados.
DOI: 10.26329/2018.60.10Ao arrepio do senso comum, uma máxima paradoxal e lacónica que se aplica à gestão das Instituições de Ensino Superior (IES) torna evidente que cada cêntimo poupado é um cêntimo perdido.
DOI: 10.26329/2017.59.1A situação de excedentes orçamentais (ou superavits), bem como a acumulação de saldos de gerência, cria um paradoxo perante o cenário de subfinanciamento crónico do sistema português de (...).
DOI: 10.26329/2017.59.2FCT, sob escrutínio | PREVPAP, ainda | As lutas connvertem-se em vitórias | Regulamentação da Lei 57/2017 ou a tentativa da sua desvirtuação | O que fazem algumas instituições de ensino (...).
DOI: 10.26329/2017.59.3Tendo em conta o quadro de subfinanciamento do ensino superior público português, o qual apresenta a mais baixa percentagem de despesa pública (0,8%) dedicada ao (...).
DOI: 10.26329/2017.59.4Não sou contra as Fundações em geral: aliás as Fundações (tal como as Associações Mútuas, e mais tarde as Cooperativas) fazem parte do espólio da esquerda (e sobretudo do ...)
DOI: 10.26329/2017.59.5Receitas das Instituições de Ensino Superior | Infografia de comparação, para 2016, de uma institução fundacional (UP) e outra não fundacional (UC). Veja a evolução das receitas das IES.
DOI: 10.26329/2017.59.6Este trabalho analisa brevemente a história, ideologias e objetivos da criação das universidades e dos títulos Mestre e Doutor, fazendo ainda uma reflexão filosófica e axiológica sobre(...)
DOI: 10.26329/2017.59.7Uma simulação inédita sobre o futuro do trabalho. E se a discussão do futuro do trabalho fosse estimulada nos espaços de produção de ciência e conhecimento científico e não apenas nos habituais (...)
DOI: 10.26329/2017.59.8Em face do exposto, Senhor Reitor, não posso deixar de reiterar a necessidade de serem revistas as soluções contempladas no mesmo quanto à fixação do número de horas de serviço semanal (...)
DOI: 10.26329/2017.59.9